quarta-feira, 17 de abril de 2013

Felicidade não acontece, felicidade se conquista!

Lendo recentemente um livro de deteminado autor um páragrafo em especial me chamou muita atenção, dizia assim: " Ser um empreendedor é executar os sonhos, mesmo que haja riscos. É enfrentar os problemas, mesmo não tendo forças. É caminhar por lugares desconhecidos, mesmo sem bússola. É tomar atitude que ninguém tomou. É ter consciência de quem vence sem obstáculos triunfa sem glória. É não esperar uma herança, mas construir uma história...quantas vezes seus temores bloquearam seus sonhos? Ser empreendedor não é esperar felicidade acontecer, mas conquista-la". 
Permita-me parafrasear sobre o assunto...o texto em si falava sobre pessoas inteligentes, que embora por mais inteligentes que fossem eram prisioneiras de seus próprios medos, pessoas que devido as vivicitudes da vida, traumas anteriores com experiências passadas e mal resolvidas não conseguem ter sucesso emocional, profissional e social...pessoas que acreditam que não podem ser felizes em todas as áreas ao mesmo tempo..primeiro eu tenho que ser feliz profissionalmente, depois emocionalmente, depois socialmente..ou na grande maioria acreditam que tem que escolher ou uma área ou outra, e o autor com toda sua inteligência e bagagem de vida, tenta expressar ali que não é bem assim...que felicidade não acontece sem lutas, batalhas, tempestade, mas também como é importante cultivar a vida, admirar o que é belo, resumindo felicidade depende de Estado de Espirito..ta aí explicado porque existe muitas pessoas felizes em determinadas áreas e completamente infelizes em outras..tantas pessoas com favelinhas em seu coração.
Refletindo sobre o assunto do livro que trata sobre felicidade num todo comecei a reparar como as pessoas ao nosso redor e até eu mesma, muitas vezes nos deixamos levar pelas circunstâncias da vida e em cima dessas circunstâncias, alias toda circunstância é um fato e com base nisso uma vez por outra acabamos por  anularmos sonhos, sentimentos, anulamos projetos, relacionamentos (esses abrangem todo tipo de relacionamento,amorosos,amizade,.familiar,profissional,etc)..por conta dessas vivicitudes da vida ofendemos pessoas ou instituições, criamos pré conceitos em relação a pessoas ou fatos, julgamos pessoas pela aparência, modo de se vestir, falar ou andar, ou até mesmo lugares onde moram, deixando de lado o cárater, procuramos enxergar mais defeitos do que qualidades. Ah descobri como somos mestres em abandonar ou retroagir em situações que nos pareçam complicada demais, até mesmo na própria biblia encontramos situações assim, quem ja leu sobre Josué e Calebe por exemplo.
Bem essa história não esta neste livro..mas ao lê me fez lembrar-me dela, quando Deus ali promente ao povo judeu uma terra muita boa e o povo todo desconfiado pede para ir olhar a terra primeiro vê se realmente era boa, deixa eu destacar uma coisa aqui que poucas pessoas notam Deus não mandou ninguém  ir espiar para vê se a terra era boa mesmo, ou seja o povo sentiu dúvidas, em português claro se Deus colocou no seu coração pra fazer algo faça por mais estranho que seja, pois bem chegando lá os espias constataram que a terra era boa mesmo..mas também viram que haviam gigantes ali naquela terra..então eles chegam diante de Moisés e toda Israel e diz que a terra é otima..mana leite e mel...opa maravilhosa...massssssssss existiam gigantes ali e eles eram como garfanhoto diante deles, ou melhor, o povo se via como garfanhoto (opa como nós nos vêmos determina quem somos, como você se vê faz toda diferença na hora das adversidades também) e começam toda uma murmuração daquele povo, pedem pra morrer, pra voltar a ser escravo no Egito e etc, porque Eles não vão vencer, amo essa história porque entre aquele povo surge Josué e Calebe (rsrsrs diga-se de passagem que amo esse nome tanto que é o nome do meu cachorro "Calebe" porque ele é muito ousado e valente mesmo faz jus ao nome") com uma visão totalmente diferente dos demais...ali eles relatam que a terra é boa, que eles iriam até lá e LUTARIAM contra os gigantes e que certamente se o Senhor de Israel se agradassem deles lhe dariam aquela terra
Bem o que tem haver essa história por exemplo com esse livro que acabei por lê, bem verdade que por curiosidade eu o lí, ambos tratam de um assunto em comum: Todos querem felicidade...todos querem glória...todos querem amor...todos querem dinheiro...todos querem saúde...todos querem sucesso, mas ninguém quer passar pela luta, pelas tempestades, pelos esforços...muitos até batem no peito como que por um ato religioso e dizem eu vou vencer..eu tenho fé, ou cientifico mesmo bem tipico aquela frase eu quero eu posso, pois bem mas nem bem o vento balança e ja começa a murmuração...e deve ter algo errado na minha vida, ou é neste lugar, ou no meu emprego, ou na minha mulher, ou na minha familia...deve ter algo errado porque não é possivel...ou Deus esqueceu de mim..olha que até de Deus lembramos nessa hora e como lembramos né, ainda bem que Ele é misericordioso e nos ama por quem ele sabe que somos e não somente pelas obras porque senão estariamos frito, ou se for um cético iremos dizer que estamos falhando em algum cálculo, ou estamos desviando os nossos olhos de um ponto importante dos nossos objetivos..pois bem a verdade é que todos nós queremos o perfume das flores, mas são poucos que querem colocar a mão no espinho, ai cantamos igual Zeca Pagodinho: "deixa a vida me levar vida leva eu..sou feliz e agradeço "por tudo que Deus me deu". Bem quem deixa a vida levar não chegará a lugar nenhum até porque Deus não nos dará nada que não estejamos disposto a conquistar!

Viviane Caldas

Ps: como disse esse texto falou comigo primeiramente...alias o máximo de quem escreve é que ele escreve para si mesmo primeiramente.

Um comentário: